Minha foto
Jacareí, São Paulo, Brazil
Me gosto...Tenho um casal de filhos que são a razão de minha existencia. Acredito em final feliz e que a vida é feita de laços...Creio em Deus...Faço decoração de festas e interiores,pricipalmente elaborar festas temáticas.Adoro estar com minha familia, criar,festejar,dançar,ler, pintar e sonhar tudo cor-de-rosa.Porque a vida tem as cores que voce escolhe.Bj Gordo e Felizzz das minha irmãs. xamuahsebbem@hotmail.com

27 de fev. de 2009

Simplicité!!! La lumière des lucioles


Quando criança eu e meu irmão Ricardo, pegávamos vaga-lumes nos finais da tarde e colocávamos em caixinhas de fósforos,muitas vezes nossa Mãe nos ajudava. E quando íamos dormir aquilo era uma festa...inesquecível !!! Soltávamos todos e nos deliciávamos com tanta luz...Nosso abajour !! Aquele pisca-pisca só nosso ...afugentado nossos medos do escuro. Na simplicidade da luz dos vaga-lumes adormecíamos felizes, assim como protegidos pelos Nossos Anjos (será que não eram eles ??)
Tendo essa doce recordação resolvi me aproximar e saber mais dessa Luz:
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traquéia e no cérebro dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Infelizmente, os vaga-lumes , meu abajour...essa luz de anjo !! Estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entra em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução podendo até serem extintos.
Recentemente em Ubatuba vi um coro de vaga-lumes...me emocionei! Eles ainda têm muito que iluminar, muita gente tem medo de escuro... La Simplicité! La lumière des lucioles

6 comentários:

  1. Très beau. Je me souviens de l'enfance. Jacques

    ResponderExcluir
  2. muito simples ver as coisas assim como voce...,lindo.lindo. Rodrigues/Paraná

    ResponderExcluir
  3. Que bom seria se boa parte de pessoas,
    parassem para ver a luz dos vaga-lumes...
    Valeu,amiga!

    ResponderExcluir
  4. Vaga-lumes, tinha até esquecido desses insetos, voce mandou bem pra recordar.Cassia Regina

    ResponderExcluir
  5. Eles sempre te iluminarão, por estarem guardados nos seus laços.

    ResponderExcluir

Leitura